27.11.08

Programação para a semana



Ótimos programas para os próximos dias. Vamos lá:

Hoje, 27 de novembro, tem o bate-papo com o escritor José Saramago, no Sesc Pinheiros (SP). Infelizmente os convites se esgotaram em poucos minutos. Mas, vale à pena conferir depois pela internet.

Até 6 de dezembro acontece o "Misturinha", nos Jardins, em São Paulo. Uma espécie de bazzar com roupas bem legais e diferentes, só de estilistas jovens. A Carol Martins, (Lu para nosotros...) está presente lá, com sua grife Madalena. Eu sou suspeita para falar, porque adoro as roupas dela. São as únicas que eu tenho vontade de comprar. Outro dia fui contar quantas peças eu tenho da Madalena e eram quase trinta. Tudo bonito, diferente e com bom corte. (Rua Grécia, 473).

Dia 2 de dezembro tem o lançamento do livro "Coração Americano", da designer Andréa Estanislau, em Belo Horizonte. O livro traz uma visão bem aprofundada sobre o disco "Clube da Esquina".

Dia 3 de dezembro outro lançamento, do livro "A cozinheira e o guloso", com receitas da banqueteira Mazzô França e textos saborosíssimos do jornalista Thomaz Souto Corrêa. Li algumas das histórias, são muito legais. Adoro a do bispo, em Roma.... Eu estarei lá, claro.

Por enquanto, é isso... Semana que vem, tem mais sugestão de lançamento de livro e show.

Até!
Maria

24.11.08

Mais literatura

Dia 3 tem lançamento do livro da chef Mazzô, com textos de Thomaz Souto Corrêa. Às 19:00, na Nexpresso da rua Padre João Manoel, nos Jardins, em São Paulo. Cada texto saboroso... Cada receita deliciosa...

Dia 10 de dezembro tem mais lançamento... Do livro de Guiomar de Grammond sobre Aleijadinho. Será às 19:30, com direito à bate-papo, no Sesc da Vila Mariana, pelo projeto Sempre Um Papo.

Será que Aleijadinho existiu mesmo? É ler o livro para saber...

Até!

Maria

Balada Literária

A Balada Literária, organizada por Marcelino Freire, foi um sucesso.
Encheu São Paulo de literatura, e diversão.
Parabéns à produção e que venha a próxima!!!

Para conferir detalhes, clique aqui.

Maria

Darcy Ribeiro, livro e documentário

Lançamento do documentário “Darcy Ribeiro: um vulcão de idéias” e do livro “Darcy Ribeiro: Utopia Brasil”, ambos de Isa Grinspum Ferraz, no Museu AfroBrasil

Parque do Ibirapuera, dia 20 de novembro, às 20 horas


Quem é Darcy Ribeiro?

Educador que lutou pela escola pública de período integral e criou universidades. Antropólogo que estudou a civilização tropical brasileira e defendeu os índios. Escritor de romances. Ministro e senador. Homem de ação apaixonado pelo Brasil e os brasileiros. Pai do “socialismo moreno” e inventor do Sambódromo...

Glauber Rocha chamou-o de “gênio da raça”. Antonio Cândido disse que Darcy foi “uma das grandes inteligências do Brasil de todos os tempos”. Polêmico, amado e perseguido, respeitado e contestado, traduzido no mundo inteiro, Darcy não foi um, foi muitos.


O documentário

O documentário dá uma dimensão da multiplicidade de aspectos presentes na vida e na obra de Darcy Ribeiro – vida e obra que se confundem -, destacando o seu trabalho como educador e o seu importante papel como pensador do Brasil no século XX.

O programa é uma espécie de autobiografia super-ilustrada e vivaz. Polêmica como Darcy era polêmico. A narração é construída com trechos de falas do próprio Darcy - sejam elas registradas por mim em diferentes momentos de sua vida, sejam extraídas de material de arquivo, sejam excertos de livros e textos do autor.

A linguagem é ágil e dinâmica, construída com imagens, fotos e textos em uma espécie de mosaico de idéias e ações; registros em vídeo, áudio e um grande acervo de fotos, entrevistas concedidas por Darcy a inúmeros canais de comunicação; fragmentos de suas obras lidos por personalidades próximas a ele (Oscar Niemeyer, Antonio Candido, Ailton Krenak, Moacyr Werneck de Castro, entre outros).


O livro

O livro reúne cinco textos inéditos, sínteses geniais e apaixonadas que desvendam uma poderosa utopia brasileira. Neles, Darcy Ribeiro dá voz às grandes questões que pautaram sua atividade intelectual: os índios e as peculiaridades da civilização brasileira, educação, política e a “vocação para a alegria” do povo brasileiro. Além de artigos, discursos e uma ficção futurista, “Utopia Brasil” traz ainda uma entrevista reveladora e instigante com Darcy, Glauber Rocha, Mario Pedrosa e Ferreira Gullar após a volta do exílio.

3.11.08

Fórum das Letras

Começa nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, o Fórum das Letras, em Ouro Preto. Organizado pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) é um evento literário muito legal, muito mesmo. Eu já participei, em 2006 e ia esse ano. Mas, o ganha pão não é nada fácil e vou ter que ficar em SP para terminar um trabalho.

Mas, vale muito à pena ir. O Fórum terá grandes autores e discussões bem legais, além de atrações culturais.

Para saber mais, clique aqui.